Artigos

Compulsão por gordura é semelhante ao vício em cocaína


Um estudo feito pelo Scripps Research Institute, nos Estados Unidos, mostrou que o mecanismo cerebral que ativa a compulsão por comidas gordurosas é semelhante ao que leva ao vício por drogas como cocaína e heroína.
Por três anos os pesquisadores avaliaram a função cerebral de camundongos que eram alimentados com uma dieta feita à base de comidas gordurosas, como bacon, salsichas e cheesecakes. As áreas do sistema nervoso central que lida com o prazer foi se deteriorando gradualmente ao longo do estudo, respondendo cada vez menos aos estímulos e fazendo com que os animais comessem cada vez mais, ficando obesos. A mesma monitorização foi feita com cocaína e heroína, e os camundongos responderam da mesma maneira.
A alimentação dos animais foi trocada por comidas mais saudáveis, e alguns deles se recusaram a comer e ficaram sem se alimentar. Os cientistas ligaram os resultados ao excesso de dopamina que banha o cérebro em situações de prazer – como as provocadas por drogas, sexo ou comida. Com o tempo, o cérebro vai criando uma espécie de resistência e precisa de mais estímulo para obter a mesma sensação de prazer – ou seja, precisa de mais dopamina para ter o mesmo efeito, um dos mecanismos que leva ao vício.
Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.nature.com/neuro/journal/vaop/ncurrent/full/nn.2519.html.


RAÇÃO HUMANA


É correto chamar de alimento tudo o que pode ser ingerido? As definições técnicas encontradas para a palavra alimento são amplas e, um tanto questionáveis.

O Codex Alimentarius, por exemplo, define o termo como segue:

“Alimento significa qualquer substância, quer seja processada, semi-processada ou crua que seja destinada ao consumo humano, incluindo bebida, goma de mascar, e qualquer substância que tenha sido usada na fabricação, preparo ou tratamento de alimento, mas não se inclui cosmético, tabaco ou substâncias usadas somente como drogas” (FAO/WHO, 1991). Estranho não???

Já para a legislação brasileira, um pouco mais prudente, alimento é “toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais necessários à sua formação, e desenvolvimento” (Ministério da Saúde, 1987). É uma definição também geral, pois não exclui álcool, fumo e medicamentos, mas admite a condição de “normais” para os nutrientes, que chama de “elementos”. Lendo pausadamente e agora comparando com a repercussão que ganhou a denominada “ração humana”, vocês não acham que tem algo errado?

Porque o alimento para humanos tem uma definição tão “sinistra” e o “boom do momento” nos iguala a animais? Sim, somos animais, eu o sei, porém, o que contesto aqui é que, para que os farelos fossem elevados a categoria de “maravilha colorida” um “mágico e inteligentíssimo ser humano” a denominou ração. Aqui entra meus parabéns para os que comandam o mundo do marketing – sinto-me nada diante deles. Vamos ao que lhes interessa, mas precisava colocar minha opinião.

Os farelos foram sempre dados aos porcos - quem não viu o inigualável documentário “Ilha das Flores”? Muito bem escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989 - um humano “com um mínimo de sensibilidade” – diria eu.

Ração humana é o nome dado a uma mistura de ingredientes entre eles cereais integrais e oleaginosas que é usado como complemento alimentar.

O Mix é composto de diversos produtos balanceados para suprir as necessidades nutricionais básicas, como proteínas, carboidratos, vitaminas, ômega 3, sais minerais e fibras. Esta composição tem o princípio de limpar o aparelho digestório através de uma grande quantidade de fibras. Estando limpo e livre de toxinas, o estômago e os intestinos conseguem absorver de forma mais completa os nutrientes dos ingredientes. Além disso, é fonte de micronutrientes necessários no processo de desintoxicação do organismo como magnésio e vitaminas do complexo B. Por ter grande quantidade de fibras a mistura modera o apetite, regulariza o intestino e auxilia no controle das taxas de colesterol sangüíneo. Por ser rico em nutrientes melhora o humor e a disposição. Somado a esses benefícios um indivíduo nutrido tem menor tendência de comer de forma compulsiva já que não terá a denominada “fome oculta”.

Ingredientes de uma forma geral:

• Farelo de trigo, Extrato de soja, Linhaça, Colágeno, Aveia, Farelo de aveia, Gergelim, Gérmen de Trigo, Oleaginosas, Levedo de cerveja, Cacau em pó.

Como fazer? Misture todos os ingredientes em um pote bem fechado, preferencialmente de vidro e cor âmbar, ou, vidro transparente envolto de papel alumínio e guardado em geladeira por até 1 mês.

É importante ressaltar que a receita deve ser adaptada de acordo com a necessidade do indivíduo – único em sua individualidade bioquímica.

Esse mix de farelos é um excelente combustível para atletas já que é rico em nutrientes essenciais. De forma resumida: mantém a nutrição e a disposição durante o dia, contribui para fortalecer a pele, os cabelos, as unhas, além de auxiliar na redução de peso e de celulite – caso a pessoa mantenha uma alimentação balanceada e atividade física regular.

Obs: tenho muito respeito ao Sr. Inventor do nome “ração humana”, pois este elevou a uma categoria elitizada os nossos singelos e tão rechaçados grãos ofertados pela Mãe Terra. Já que, sabemos nós, competir com os fast foods não é bem assim......

RÓTULOS DAS EMBALAGENS

Você sabe o que significam todas aquelas informações nutricionais estampadas nos rótulos dos alimentos? Fazer uma leitura crítica dos rótulos é essencial para que você saiba o que está ingerindo e assim, faça melhores escolhas. Mais do que a quantidade de calorias que contém um determinado alimento, você deve ficar atento às demais informações nutricionais que contribuem significativamente para uma alimentação saudável.
Informações Importantes:
Lista de ingredientes, que está em ordem decrescente de quantidade:
Conteúdo líquido (quantidade que o produto apresenta, em g ou mL);
Origem do produto;
Prazo de validade (dia e mês para produtos com duração menor que 3 meses, e mês e ano para produtos com duração maior de 3 meses);
Advertência para presença de glúten;
Presença de traços de leite ou amendoim (não obrigatória);
Rotulagem nutricional obrigatória
Os alimentos devem trazer ainda a chamada rotulagem nutricional, que consiste em indicar a quantidade dos seguintes nutrientes: Carboidratos, Proteínas, Gorduras totais, Gorduras saturadas, Gorduras trans Fibra alimentar, Sódio.
Os rótulos têm que apresentar as informações nutricionais por porção. Além disso, devem mostrar quanto essa quantidade contribui para o total de nutrientes que devemos ingerir por dia, ou seja, o percentual de valor diário (%VD).
Porção: é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.
Medida caseira: apresentação da medida caseira é obrigatória e ajuda o consumidor a entender as informações nutricionais. É indicada pelas medidas utilizadas normalmente pela dona de casa: fatias, xícaras, colheres (de sopa, de chá), unidades, pote e outros.

%VD (Percentual de Valores Diários): é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias. Ou seja, este percentual é sempre relativo à 2000kcal, se você ingere 1500kcal ou 3000kcal, este dado não é referente à sua dieta. Em função disto, esse é um dado não usual para qualquer consumidor. Detenha-se nas porções e medidas caseiras, dessa forma fica mais fácil individualizar-se!
Há exceções, nem todos os produtos alimentares são obrigados a trazer a rotulagem nutricional, como: bebidas alcoólicas, especiarias, vinagre, sal, café, mate, chás e outras ervas sem componentes extras, frutas, vegetais e carnes cruas.

Entendo melhor as “letras miúdas”!
1.CALORIAS
A unidade padrão para medida de energia é a caloria, que é a quantidade térmica requerida para elevar 1ml de água a uma temperatura de 1ºC. Na alimentação, a caloria é a medida que demonstra a quantidade de energia fornecida através dos alimentos. As calorias são obtidas através da ingestão de três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Esses apresentam as seguintes proporções calóricas:
Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias. Cada grama de proteína fornece 4 calorias. Cada grama de gordura fornece 9 calorias.
2.CARBOIDRATOS
Os carboidratos no organismo constituem a principal fonte de energia, é indispensável para a manutenção da integridade funcional do tecido nervoso, e sob circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. Exemplo: pães, arroz, massas.
A recomendação diária é no mínimo 60% das calorias.

3. PROTEÍNAS
Este nutriente é necessário para formação e reparação dos tecidos do corpo.
Fontes: carnes, ovos, feijões, leite e derivados, grãos.
4.GORDURAS
Este nutriente é responsável pelo fornecimento de energia, síntese de hormônios e transporte de vitaminas lipossolúveis. As fontes são diversas: margarina, manteiga, óleos, margarina, azeite de oliva, canola, abacate, oleaginosas. No entanto, é importante escolher os óleos “bons”, estes últimos (oliva, canola, abacate..) devem predominar em relação ao saturados (manteiga, margarina, banha de porco...).

5. GORDURAS SATURADAS
As gorduras são divididas em dois grupos, de acordo com a presença de ligações duplas em sua cadeia: saturadas ou insaturadas. As saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como ovos, carnes e leite, são as que, ingeridas em excesso, são prejudiciais ao organismo, podendo se depositar nas artérias e formar placas que podem impedir a passagem de oxigênio. A recomendação diária é até 10% das calorias por dia.
6.COLESTEROL
O colesterol é um ácido graxo, ou seja, uma gordura, classificado como esterol. Tem funções importantes no organismo, como para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D, membrana celulares e bainha dos nervos. O fígado produz 1 grama de colesterol por dia, que é a quantidade suficiente de que o corpo necessita. Porém, com o consumo de produtos de origem animal, essa quantidade é aumentada, e um exagero nesse aumento pode gerar o aparecimento de doenças no coração.
A recomendação diária é até 300mg – gema de 1 ovo.

8.FIBRAS
Esses nutrientes ajudam a regular e normalizar o funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol no sangue. Este nutriente está presente nas frutas, verduras, legumes e cereais integrais. A recomendação diária é em torno de 25g.
9.CÁLCIO
Esse mineral é responsável pela formação óssea e de dentes, manutenção no desgaste ósseo, contração muscular e impulsos nervosos. São fontes principais desse mineral o leite e todos os seus derivados. Recomendação diária é 800mg a 1200mg.
10. FERRO
O ferro é importante no transporte de oxigênio e formação da hemoglobina, além de estar envolvido no sistema imunológico. São fontes de ferro: carnes, feijões e folhas verdes. Recomendação diária: 15mg.
11.SÓDIO
Esse mineral é o um dos principais elementos para regulação do equilíbrio do corpo. Regula o volume do sangue, e consequentemente a pressão que o sangue faz nas artérias; regula também o balanço de água e eletrólitos no sangue, e ainda atua nas funções dos nervos e músculos. O excesso de sódio, que é proveniente de excessos alimentares pode causar hipertensão. Esse mineral está presente em maior quantidade em alimentos que levam sal em sua composição. Recomendação diária: 2400mg. Os alimentos tem sódio naturalmente, não precisaríamos adicionar sal às preparações, em função disso, tantas de nossas doenças modernas são provenientes do excesso de tal mineral.
Para qualquer atividade física é imprescindível que o organismo esteja bem nutrido. Entender o que comemos é o primeiro passo para escolhas mais saudáveis.
Você convida qualquer um para entrar na sua casa?
Você deixa qualquer coisa entrar em seu organismo?
O Conhecimento nos torna críticos. Critique. Boas escolhas!
Simone da Luz Silveira


TOFU
Propriedades
Nutricionais

Derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa. Em 100 g encontram-se 85% de água, 7,5 g de proteína e apenas 70 Kcal. É uma fonte excelente de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio. No entanto, a soja é muitas vezes um problema pois algumas pessoas não se adaptam muito bem ao consumo em grãos, pois ela pode causar flatulência. Por causa da sua maior digestibilidade em relação ao grão de soja ou a PTS (proteína texturizada de soja), o tofu é uma ótima fonte de proteínas. Além de ser pouco calórico, o tofu tem propriedades medicinais: no combate ao câncer de mama, pois ele é rico em fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino; reduz colesterol; e, é ótimo para substituir o ovo nas receitas (diminuindo assim o colesterol e as calorias). Substituir o ovo pelo tofu em algumas receitas é uma alternativa bastante interessante: além de reduzir a quantidade de gorduras e calorias dos alimentos, também serve para adaptar receitas de bolos, biscoitos e tortas vegetarianas para veganas. Como? Basta bater o tofu com pouca água no liquidificador até obter um purê, cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro.

ESPETINHO DE TOFU E ABOBRINHA

Ingredientes
250 g de tofu
1 abobrinha média
12 tomates-cereja médios
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Preparo
Escorra a água do tofu, envolva-o num pano de trama fina e deixe descansar por 40 minutos. A seguir, retire o tofu e corte-o em 12 pedaços de 2cm X 3cm e reserve. Lave a abobrinha, elimine as extremidades e corte-a em 12 pedaços de 3 cm X 5 cm e reserve. Monte 4 espetinhos colocando em cada um deles 3 pedaços de tofu, 3 pedaços de abobrinha e 3 tomates.Misture numa tigela o alho, a cebolinha, o azeite e o sal. Disponha os espetinhos num frigideira de 33cm de diâmetro e regue com o tempero. Leve a frigideira ao fogo e grelhe os espetinhos por 10 minutos, ou até a abobrinha ficar al dente. Na metade do cozimento vire-os cuidadosamente de lado. Retire do fogo, distribua os espetinhos no prato e sirva.

Fonte da Receita: Revista Água na Boca


Pão de queijo sem queijo, brigadeiro de batata doce, quibe sem carne; veja como fazer.

Brigadeiro, quibe e pão de queijo todo mundo conhece. Mas o Jornal Hoje mostra que é possível preparar esses pratos com pequenas modificações para quem tem restrição a alguns ingredientes.
As receitas tradicionais com ingredientes tão diferentes têm suas vantagens.
"A primeira vantagem é com relação ao preço, ele é bem mais barato, o rendimento é bom e, em termos nutricionais, a gente tem diferentes tipos de nutrientes do que o tradicional", conta a nutricionista Suzy Elaine Bianco.
A gente pensa que a maior vantagem dessas receitas é a economia. Não é só isso. Esses alimentos têm menos calorias que os tradicionais, e são ideais para aquelas pessoas que não gostam de queijo ou que têm, por exemplo, intolerância à lactose.


Pão de queijo sem queijo. O preparo é muito simples: mandioca, óleo, ovos, polvilho azedo e sal.
"A partir da mandioca cozida e espremida, adicionar aos poucos o restante dos ingredientes. Colocar os ovos um a um separadamente, o óleo, o sal. O ideal é que seja no máximo uma colher de sopa rasa de sal e o polvilho sendo adicionado aos poucos, depende do tamanho da mandioca. E misturar.
Já no ponto, a massa deve ficar um pouco pegajosa, porque se ficar duro fica muito seca. Após lavar as mãos, vai enrolando. Depois de enrolado, é só levar ao forno até ele começar a dourar", ensina Suzy.
Na receita do quibe sem carne o segredo é usar batata.
"A batata e a farinha dão a liga e fazem o que normalmente a carne faria", completa a nutricionista.
Brigadeiro de batata doce, dá até para abrir mão do leite.
"O leite em pó que a gente usa no brigadeiro pode ser substituído por extrato de soja, também conhecido como leite de soja, em pó", diz Suzy.


Receitas:


Pão de queijo
 1 kg de mandioca cozida e espremida
1 xícara de chá de óleo
2 ovos inteiros
600 gramas de polvilho azedo
Sal a gosto a partir da mandioca cozida e espremida, vá adicionando o restante dos ingredientes. Coloque os ovos um a um separadamente, o óleo e o sal. O ideal é que seja, no máximo, uma colher de sopa rasa de sal e o polvilho adicionado aos poucos, dependendo do tamanho da mandioca. Misture tudo e, após lavar as mãos, vá enrolando. Depois de enrolado, é só levar ao forno até ele começar a dourar.


Quibe
500 gramas de trigo para quibe
3 batatas médias cozidas e espremidas
Hortelã a gosto
1 cebola média picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite para regar antes de assar. Hidrate o trigo com água fervente. Ele vai absorver essa água fervente, vai amolecer e não precisa espremer esse trigo depois. Unte uma forma com azeite e vá colocando o quibe. Se quiser rechear, é só colocar uma camada de quibe, um recheio e outra camada de quibe. A batata e a farinha dão a liga e fazem o que normalmente a carne faria. O quibe deve ser cortado antes de assar, porque senão na hora de tirar ele vai quebrar. Corte os pedaços, regue com azeite e leve para o forno. Asse até dourar por cima.

Brigadeiro de batata doce
1 quilo de batata doce cozida e espremida
1 quilo de açúcar
2 xícaras de chá de leite de soja em pó
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 pacote de gelatina sem sabor
Obs: o leite em pó pode ser substituído por extrato de soja (leite de soja) em pó.
Misture todos os ingredientes e leve ao forno, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Depois de cozido, do ponto do fundo da panela, deixe esfriar, enrole e passe no granulado, umedecendo a mão com água. Depois de passado no granulado, é só colocar em formas de papel para enfeitar a mesa.

Encontrado no endereço: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1567515-16022,00-CONFIRA+COMO+PREPARAR+RECEITAS+CONHECIDAS+MAS+DE+FORMA+DIFERENTE.html



Açaí
Nome científico : Euterpe olearacea Mart.
Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia.
O açaizeiro faz parte da família das palmáceas. Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos. Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. As folhas são usadas na cobertura das casas.Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.Frutos pequeninos, redondos, roxos, quase pretos agrupados em cachos pendentes. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.Fructificação de outubro a janeiro.O açaí tem um antioxidante excelente para a saúde. A polpa do açaí contém alto teor energético, e a divulgação de suas propriedades nutritivas possibilitou a abertura de novos mercados de consumo em outras regiões do país, tornando-se uma nova e ecologicamente correta, fonte de renda para as populações nativas. O cultivo e manejo do açaizeiro é ecologicamente adequado para as condições de solo úmido das várzeas do Estuário Amazônico. A palmeira pode ser utilizada para a extração do palmito (a partir da estipe), e produção de frutos, utilizados na fabricação do "vinho do açaí", que é um dos principais alimentos das populações ribeirinhas.Dos frutos maduros, é extraída a polpa que é consumida na forma de sucos, creme, licor, geléia, mingau, sorvetes e doces.**Estudos revelam que a polpa de Açaí da Amazônia contém:- Uma formidável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro, contendo um volume 10-30 vezes maior de antocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.- A antocianina é conhecida por suas potentes propriedades terapêuticas entre os quais inclui-se o tratamento de retinopatia diabética e de doença fibrocística da mama em seres humanos. Entre os potenciais efeitos fisiológicos das antocianinas incluem-se agentes radioprotetores, químioprotetores, vasoprotetores e antiinflamatórios.- A principal antocianina no Açaí é a cianidina-3 glucosídeo. A cianidina-3 - glucosídeo é comprovadamente 3.5 vezes mais forte do que Trolox (análogo da vitamina E).- Uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibras alimentares e fitoesteróis, que contribuem para o sistema cardiovascular e a saúde do trato digestivo.- Um complexo essencial quase perfeito de aminoácidos juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração musculares.- Fitoesteróis valiosos. Os Esteróies são componentes de membranas de células vegetais que oferecem inúmeros benefícios ao organismo humano, entre eles, a redução da colesterolemia.- Os esteróis vem atualmente sendo usados no tratamento de sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata. Provas preliminares sugerem que beta-sitosterol (o esterol predominante no Açaí) possa ajudar na prevenção da fraqueza imunológica resultante de grave estresse físico. Boa fonte de fibras, o açaí contém 2.0 gramas de fibra alimentar em uma porção.- As fibras promovem um sistema digestivo saudável. Acredita-se que o baixo teor de fibras na dieta americana seja fator que contribui para a alta incidência de câncer e de doenças cardíacas. Fibras solúveis podem ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo; e acredita-se que fibras insolúveis possam ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer. - 60% Oléico (Ômega 9), ácido graxo monoinsaturado essencial, que auxilia na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) enquanto mantém os do HDL (colesterol bom). 12% Linoléico (Ômega 6), ácido graxo poliinsaturado essencial, que comprovadamente reduz os níveis tanto do LDL quanto do HDL.- Ácidos graxos ajudam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, i.e., Vitaminas A, E, D, e K . A taxa de ácido graxo do Açaí assemelha-se à do azeite de oliva, a qual se acredita seja um fator que contribui para a baixa incidência de doença coronariana nas populações mediterrâneas.Do site : Amazon Mania**O principal produto oriundo do fruto é uma bebida de consistência pastosa, denominada açaí. A consistência pastosa da bebida é devido aos elevados teores de amido (9,30%) e pectina (0,67%) encontrados na parte comestível do fruto. São necessários de 2,5 quilos de frutos maduros para a produção de um litro de suco de açaí.Bebida extraída do pequeno fruto do açaizeiro que produz cachos com dezenas de caroços (frutos) redondinhos. De cor arroxeada, a bebida é assim extraída : colocam-se os caroços do açaí de molho na água para amolecer a casca fina que os reveste. Em seguida os caroços são amassados com água em alguidar de barro ou máquina própria, coando-se então a mistura em peneiras especiais para que se obtenha um líquido roxo, espesso e de sabor característico incomparável. Toma-se gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha-d'água. Há quem o aprecie sem açúcar. É nutritivo e refrescante. É também delicioso no preparo de sorvetes, licores, mousses, etc.

Textos publicados na Revista "Sprint Final" - http://www.sprintfinal.com.br/

Perda de peso é matemática pura e simples.

Perda de peso é matemática pura e simples. Caso o balanço calórico (ingestão x gasto energético) diário ultrapasse a necessidade do indivíduo, este ganhará peso. Do contrário, perderá.

As últimas recomendações do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) informam que o exercício físico é imprescindível para eliminação efetiva de massa corporal gorda. Cada vez mais, estudos científicos revelam a importância da atividade física para perder peso e mantê-lo. A eliminação dos quilinhos extras é, em geral, mas fácil que a manutenção desta. E é nesta fase, principalmente, que o exercício torna-se a peça chave.
Correr é um dos esportes que mais queima calorias, e dessa forma, se torna um grande aliado na eliminação de massa corporal gorda.
Mas, e o que são as tão faladas calorias?
Caloria é uma unidade de medida que define a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1ºC (de 14°C para 15°C).
As tão mal faladas calorias são indispensáveis: sem a energia e o calor retirados da comida, o organismo simplesmente não funciona. Quando dizemos que um alimento tem x calorias, nos referimos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo.
Lembra-se do inicio do texto? Para não aumentarmos, é preciso ficar no “zero a zero”! Aí entra o exercício.
A quantificação do consumo de energia de uma determinada atividade habitualmente é realizada medindo-se o consumo de oxigênio (VO2). O VO2 pode ser convertido em Kcal.h-1 ou em múltiplos do metabolismo basal (MET) ou outras expressões de potência (Watt). Na prática a medida do VO2 não é financeiramente viável e em função disso, utilizamos tabelas para estimar o gasto calórico individual. A intensidade da atividade física é medida em uma unidade denominada MET, o qual equivale ao número de calorias, digamos assim. Dependendo da atividade realizada, será somado ao cálculo do seu metabolismo basal os METs referentes à intensidade do exercício feito.

A questão é: correr gasta calorias, sim, gasta. No entanto, muitas vezes temos uma alimentação sem qualidade e em quantidade maior do que o nosso organismo necessita. Aí, as gordurinhas persistem e, além disso, consumimos músculos como fonte de energia.

Além de uma alimentação adequada no dia a dia, a alimentação antes e após os treinos é de suma importância.
Se você não se alimenta direito antes de treinar e, conseqüentemente, o nível de nutrientes como carboidrato e proteína, está baixo em seu organismo, ele vai buscá-los nos músculos o combustível para os exercícios, e isso diminui a massa magra. O mesmo pode acontecer quando há excesso de treino. Ao contrário, se a sua alimentação é correta, de preferência, com refeições de três em três horas, incluindo todos os nutrientes necessários, e o seu treino, bem equilibrado, não há esse risco.

Resumo da ópera: balança mostrando diminuição de peso não quer dizer que esteja havendo perda de tecido adiposo branco. Quando a alimentação não é adequada, o que há é utilização da massa magra (músculo), ou seja, não ocorre um emagrecimento efetivo (gordura).



==================================
<================================================



Nenhum comentário:

Postar um comentário