Funcional

A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes.
Para definir a melhor dieta para um paciente, é necessário conhecê-lo individual e profundamente. Observar detalhes  de desequilíbrios nutricionais.


A Nutrição Funcional baseia-se em conceitos como o “equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade dos alimentos”, ou seja, alimentos e nutrientes que precisam de outros para agir no organismo de maneira positiva ou que, ao contrário, são anulados quando outros estão presentes.
O organismo de cada pessoa é um ecossistema que precisa estar equilibrado, e isso ocorre de acordo com a atuação dos nutrientes em cada uma das trilhões de células. Estudos mostram como a “inflamação celular”, causada por uma reação desarmônica aos nutrientes, estaria na origem de várias doenças, dentre elas a obesidade e o diabetes.




1ª CONSULTA - Avaliação Clínica


1 - Anamnese funcional - COMPLETA.


- Histórico de patologias e tratamentos


- História de vida


- Histórico de patologias na família


- Ingestão, Digestão, Absorção, Transporte, Utilização e Excreção


- Recordatório de 24 horas
2 - Rastreamento metabólico/ Fungos e Candidíase


Em forma de questionário, o rastreamento metabólico auxilia na detecção de hipersensibilidades alimentares e/ou ambientais. O questionário de Fungos e Candidíase, auxilia para detectar de possíveis atuações de fungos na saúde do paciente.


3 - Questionário de destoxificação funcional


Detecta a capacidade de destoxificação do paciente


4 - Avaliação de sinais e sintomas clínicos


- Olhos


- Cabelos


- Pele


- Unhas


- Língua


- Gengiva


- Pernas e pés


- Pressão arterial


5 - Antropometria – Diagnóstico de percentual de gordura, relação cintura quadril, IMC, etc.


- Pregas cutâneas – Uso de adipômetro


- Peso e altura


- Circunferências