A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes.
Para definir a melhor dieta para um paciente, é necessário conhecê-lo individual e profundamente. Observar detalhes de desequilíbrios nutricionais.
A Nutrição Funcional baseia-se em conceitos como o “equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade dos alimentos”, ou seja, alimentos e nutrientes que precisam de outros para agir no organismo de maneira positiva ou que, ao contrário, são anulados quando outros estão presentes.
O organismo de cada pessoa é um ecossistema que precisa estar equilibrado, e isso ocorre de acordo com a atuação dos nutrientes em cada uma das trilhões de células. Estudos mostram como a “inflamação celular”, causada por uma reação desarmônica aos nutrientes, estaria na origem de várias doenças, dentre elas a obesidade e o diabetes.
1ª CONSULTA - Avaliação Clínica
1 - Anamnese funcional - COMPLETA.
- Histórico de patologias e tratamentos
- História de vida
- Histórico de patologias na família
- Ingestão, Digestão, Absorção, Transporte, Utilização e Excreção
- Recordatório de 24 horas
2 - Rastreamento metabólico/ Fungos e Candidíase
Em forma de questionário, o rastreamento metabólico auxilia na detecção de hipersensibilidades alimentares e/ou ambientais. O questionário de Fungos e Candidíase, auxilia para detectar de possíveis atuações de fungos na saúde do paciente.
3 - Questionário de destoxificação funcional
Detecta a capacidade de destoxificação do paciente
4 - Avaliação de sinais e sintomas clínicos
- Olhos
- Cabelos
- Pele
- Unhas
- Língua
- Gengiva
- Pernas e pés
- Pressão arterial
5 - Antropometria – Diagnóstico de percentual de gordura, relação cintura quadril, IMC, etc.
- Pregas cutâneas – Uso de adipômetro
- Peso e altura
- Circunferências